CMS Plone na UEM
A UEM possui necessidade crescente de disponibilizar informações via Web.
Historicamente, na UEM, muitos sentiram ou sentem dificuldades com as publicações digitais por, geralmente, requererem conhecimento técnico especializado devido à forma com que as páginas são publicadas.
Dificuldades que deixam o usuário e sua informação na dependência de terceiros. Quando alguém faz o serviço, o faz de forma individual, criando seus padrões e identidade para o órgão ao qual está vinculado, e a Instituição fica com tantas “caras” que perde o padrão visual.
Tornou-se indispensável encontrar uma solução para oferecer e melhorar o serviço de intranet e internet. Uma alternativa foi tentar um Sistema Gerenciador de Conteúdo, comumente chamado de CMS (Content Managemment System) que oferece autonomia e facilidade ao usuário, sem necessidade de conhecimento específico para publicar na Web e que permite manter uma padronização Institucional.
O CMS escolhido foi o Plone 4, por ser Software Livre, adotado pelo Governo Federal e vários órgãos públicos como Prefeituras e Universidades. A aprendizagem de uso pelo usuário gestor tem sido satisfatória e rápida.
Em alguns casos a dificuldade não está no uso do sistema CMS, mas sim no uso do computador, conhecimento básico de edição de texto, arquivamentos e, principalmente, na organização das pastas/diretórios.