Dossiê: CULTURA NEGRA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS: narrativas, modos de ser e suas complexidades

 

Editorial

Delton Aparecido Felipe

 

APRENDENDO PARA TRANSGREDIR: a pedagogia engajada de bell hooks como estratégia para o cumprimento da lei n. 10.639/03 nas instituições de ensino

Fernanda da Silva Lima
Paula Keller Frutuoso

 

A LEI 10.639/2003 SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS, CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

Liége Torresan Moreira

 

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: entre o papel branco do vestibular das universidades públicas do Paraná e a luta antirracista

Lílian Amorim Carvalho

 

SABERES E FAZERES DA ENCRUZILHADA: projeto pedagógico da mini comunidade oba biyi, um legado ao encontro da lei 11.645

Antonio Marcos Dos Santos Cajé

 

OLHARES NEGROS: a prática pedagógica como luta e resistência

Sônia Oracilio Duarte

 

O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E CULTURA AFROBARSILEIRA NA ESCOLA: desafios e possibilidades para um ensino de conhecimentos, valorização e respeito à cultura negra e combate ao racismo

Lucirleide Rosa de Jesus

 

EPISTEMOLOGIA AFRODESCENTEMENTE PENSADA: a Lei 10.639/03 e o ensino literário

Dejair Dionísio
Leoné Astride Barzotto

 

LEITURA DE MIA COUTO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: uma estratégia de formação

Bárbara Poli Uliano Shinkawa
Rosangela Jovino Alves

 

ENSINO DE SOCIOLOGIA E HIP HOP: o rap enquanto estratégia educativa

Daniara Thomaz

 

NO RITMO E NA POESIA: o rap e o hip hop como estratégia didática para o ensino de história da África e Cultura Afro-Brasileira

Michele Perciliano

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NA GESTÃO ESCOLAR: As contribuições do cinema para a formação docente

 Ingrit Yasmin Oliveira da Silva
Fabiane Freire França
Francielle Aparecida Garuti

 

SEXUALIDADE E MASCULINIDADES NEGRAS NO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO: Little, Chiron e Black em Moonlight – sob a luz do luar

Samilo Takara

 

DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E EDUCAÇÃO: um diálogo entre a educação no campo e as comunidades quilombolas

Izaque Pereira de Souza

Ines Teresinha Pastorio

Teresa Kazuko Teruya

 

QUEM TEM MEDO DA RAÇA? o discurso da mestiçagem no ensino de história e cultura afro-brasileira

Delton Aparecido Felipe