Dossiê RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Editorial

Fabiana Aparecida de Carvalho
Ana Luiza Balani Rando
Jonson Rodrigues Farias Junior
Camila de Brito Vilela

 

O DESMANCHE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS GOVERNOS TEMER E BOLSONARO: O CASO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E ENSINO DE CIÊNCIAS

Marta Bellini

 

A IMPORTÂNCIA DAS PROTONARRATIVAS DO(A) ESTUDANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EM SALA DE AULA

Márcia Elisa Teté Ramos
Isabel Cristina Rodrigues

 

DOCÊNCIA DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA VIVÊNCIA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Aline Cristina Martins de Castro

Lorena Julia Gali Rodrigues

José Nunes dos Santos

 

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Nathália Marques da Silva
Ana Luiza Balani Rando
Fabiana Aparecida de Carvalho

 

IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Ana Luiza Balani Rando
Bianca Georg Fusinato
Luciana Tadashi Hatanaka

 

ENSINO DE BIOLOGIA POR PROBLEMATIZAÇÃO: UMA PROPOSTA APLICADA AOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO SERIADA

Leonardo Aparecido de Souza Bergamo
Erli Teodoro Junior
José Nunes dos Santos